quinta-feira, 28 de junho de 2012


Banco Central reduz estimativa do PIB e eleva projeção de inflação para 2012

Atualizado em  28 de junho, 2012 - 11:25 (Brasília) 14:25 GMT
O Banco Central reduziu a previsão para o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro de 3,5% para 2,5% neste ano. A projeção para a inflação em 2012, por outro lado, subiu de 4,4% para 4,7%.
As informações constam do Relatório de Inflação divulgado pela autoridade monetária nesta quinta-feira.
O anúncio do BC ocorre dias depois de o mercado ter revisado para baixo, pela sétima vez consecutiva, a estimativa para o PIB em 2012, de 2,30% na semana passada, para 2,18% para esta semana. Para 2013, a projeção também foi alterada, de 4,25% para 4,20%.
Os dados foram divulgados pela autoridade monetária através do boletim Focus, na última segunda-feira, um apanhado da opinião de cerca de 100 instituições financeiras sobre os rumos da economia brasileira.
A previsão do BC para a inflação oficial, medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) e divulgada pelo IBGE, foi, entretanto, reduzida para 2013, de 5,20% para 5%.
Na última quarta-feira, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que o PIB crescerá pelo menos 2,5% em 2012.
A desaceleração da atividade econômica vem preocupando fortemente o governo desde o início deste ano.
Para combater a queda do desempenho da economia, o governo lançou mão, na última quarta-feira, de uma nova rodada de medidas para incentivar a produção e o consumo, como o pacote de compras governamentais de R$ 6,6 bilhões, acima do previsto no orçamento - no total, serão R$ 8,4 bilhões.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Governo deve anunciar nesta quarta novas medidas para estimular PIB (Postado por Lucas Pinheiro)


O governo federal deve anunciar nesta quarta-feira (27), em cerimônia no Palácio do Planalto, um programa de compras governamentais com a finalidade de estimular a economia do país. Entre outros itens, o Planalto pretende adquirir retroescavadeiras, ônibus e carteiras escolares.
A presidente Dilma Rousseff reuniu-se na véspera durante todo o dia com ministros para definir detalhes do que deverá ser anunciado pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega. Na agenda do ministro, o compromisso aparece como "Cerimônia de assinatura dos Termos de Compromisso para construção de quadras esportivas, aquisição de ônibus e carteiras escolares".
Estiveram com a presidente na terça os ministros Pepe Vargas (Desenvolvimento Agrário), Mendes Ribeiro (Agricultura), Aguinaldo Ribeiro (Cidades), Brizola Neto (Trabalho) e Alexandre Padilha (Saúde). Nesta segunda (25), a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, esteve com a presidente até cerca de 21h.

Também na terça, o ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, confirmou, em São Paulo, o lançamento do pacote. Ele disse que as medidas não abrangeriam só a indústria e destacou que o alvo, desta vez, não será o consumo. "Estamos focando muito o investimento. Já fizemos muita coisa para expandir o consumo", afirmou.

Máquinas
Um dos principais pontos do anúncio desta quarta deverá ser a aquisição de 3.591 máquinas retroescavadeiras e 1.330 motoniveladoras para construção de estradas vicinais, usadas no escoamento da produção agrícola. Poderão receber os equipamentos municípios com até 50 mil habitantes, segundo já havia informado a presidente em maio, durante a 15ª Marcha dos Prefeitos, organizada pela Confederação Nacional dos Municípios.
As inscrições dos municípios interessados em receber os equipamentos deverão ser abertas no próximo mês.
No encontro dos prefeitos, em 15 de maio, Dilma disse em discurso que a aquisição dos equipamentos é "decisiva". "Nós temos 1.330 municípios que vão ser selecionados para receber motoniveladoras. Nós pretendemos estender esse processo a todos os pequenos municípios, que são aqueles com menos recursos para comprar retroescavadeira e motoniveladora", declarou.

PIB de 0,2%
A medida de ampliação das compras faz parte do esforço do governo federal em estimular a indústria e dar subsídios para fortalecer o Produto Interno Bruto (PIB) do país. No começo do mês, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou que a economia brasileira cresceu apenas 0,2% no primeiro trimestre (de janeiro a março) de 2012 em relação os três últimos meses de 2011.
Poucos dias após o anúncio do PIB, a presidente Dilma chegou a afirmar que o Brasil está preparando uma "política procíclica de investimento".

terça-feira, 26 de junho de 2012



Principais Manchetes de HOJE no Brasil e no Mundo:

Manchetes dos principais jornais no Brasil e no mundo, com links para os sites dos jornais. Somos apenas um link entre você usuário e as notícias que fizeram primeira página, atualizado diariamente e com um arquivo para que você possa consultar uma determinada manchete na data que escolher. Nosso objetivo é adicionar novos jornais a cada semana e trazer mais e mais informações.

Sinta-se a vontade para navegar pelas manchetes dos principais jornais do DIA em que você está a acessar este Blog.  

Clique no seguinte LINK para ler as manchetes:   

http://www.manchetesdosjornais.com.br

Sempre que o leitor acessar um dos BLOGS do PAINEL DO PAIM, encontrará, à direita da página, os LINKs do GOOGLE NEWS (http://news.google.com/) e do site de EDSON PAIM NOTÍCIAS (http://www.edsonpaim.com.br/), cujo acesso permitirá ler Notícias atualizadas do Brasil e do Mundo 

sexta-feira, 22 de junho de 2012


"Conversa Afiada" (Paulo Henrique Amorim) no Painel de Blogs do Paim, atualizável para o Dia em que o Internauta CLICAR no seguinte LINK: 

http://www.conversaafiada.com,br/ 


Sempre que o leitor acessar um dos BLOGS do PAINEL DO PAIM, encontrará, à direita da página, os LINKs do GOOGLE NEWS (http://news.google.com/) e do site de EDSON PAIM NOTÍCIAS (http://www.edsonpaim.com.br/).
No terceiro LINK de cada um dos 599 BLOGS DO PAINEL DO PAIM estamos a colocar sites cujos temas abordados sejam pertinentes com nome do BLOG, com a finalidade de ampliar, ainda mais, o alcance do referido PAINEL.

No caso do Blog "Vida Partidária", o terceiro LINK é o de  "Conversa Afiada", como  se vê ao acessar o referido Blog, através deste LINK:  http://politicapartidaria.blogspot.com.br/, bem como na reprodução abaixo:

Google News

http://www.edsonpaim.com.br/

http://www.conversaafiada.com,br/


o que permitirá ao leitor o acesso às postagens destes tres sites, do próprio dia em que o Internauta clicar neles, destarte, transformando cada Blog do Painel do Paim, num verdadeiro jornal diário, tríplice  e AUTOMÁTICO

quarta-feira, 20 de junho de 2012



 MSN (
NOTÍCIAS) ACESSÁVEL ATRAVÉS DO PAINEL DO PAIM


Clique no seguinte LINK para conferir:


Ignore a data desta postagem e ATUALIZE AUTOMATICAMENTE as NOTÍCIAS DO MSN para o DIA DE HOJE, ao clicar no LINK supra (repetido a seguir):a data desta postagem e ATAMENTE as Manchetes para o DIA DE HOJE, ao clicar no segunte
Principais Manchetes no Brasil de Hoje Principais Manchetes no Brasil de Hoje Mundo
 Sempre que o leitor acessar um dos Blogs do PAINEL DO PAIM, à direita da página, encontrará os LINKs da Agencia de Notícias GOOGLE NEWS (http://news.google.com/e do Portal EDSON PAIM NOTÍCIAS (http://www.edsonpaim.com.br/), cujos cliques lhe possibilitarão ler NOTÍCIAS atualizadas do Brasil e do Mundo

segunda-feira, 18 de junho de 2012



TODOS OS JORNAIS ONLINE DO MUNDO INTEIRO AO ALCANCE DO SEU MOUSE, SEMPRE ATUALIZADOS AUTOMATICAMENTE, POR VOCÊ MESMO, PARA O DIA EM QUE CLICAR NO LINK ABAIXO



O Internauta poderá acessar as últimas Postagens dos jornais de qualquer pais do Mundo e ler as NOTICIAS DO DIA, para o que é suficiente clicar no seguinte LINK:


http://www.netpapers.com/home.cfm



Sempre que o leitor acessar um dos BLOGS edo PAINEL DO PAIM, encontrará, á direita da página, os LINKS da Agência de Notícias GOOGLE NEWS(http://news.google.com/e do Portal EDSON PAIM NOTÍCIAS(http://www.edsonpaim.com.br/), cujo acesso permitirá ler NOTÍCIAS atualizadas do Brasil e do Mundo

sábado, 16 de junho de 2012


Para economistas, PIB não 

deve ser único indicador de desenvolvimento
16 de junho de 2012  19h40

CIRILO JUNIOR


Direto do Rio de Janeiro
Em meio a debates sobre a importância do papel do desenvolvimento sustentável no novo cenário econômico que se vislumbra para o mundo, economistas apontaram que o Produto Interno Bruto (PIB) deve deixar de ser o principal medidor do desenvolvimento de cada país. A ideia foi levantada pela professora da Universidade do Texas, Kate Raworth, que arrancou aplausos da plateia da Rio+20 ao defender um fundo mundial de pobreza.
O PIB é o indicador que mede a soma das riquezas de um país, com base em indicadores de investimento, consumo interno e atividade da indústria, comércio e agropecuária. "Não queremos ser orientados pelo aumento do PIB, temos prioridade, bem estar, muitas coisas mais importantes. Não precisamos apenas de crescimento, precisamos de desenvolvimento. Daí, estaremos no trilho certo. Temos que colocar metas de desenvolvimento sustentável", afirmou a economista, durante um dos painéis da conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) que debate a questão do desenvolvimento sustentável no mundo
A proposta de que o PIB não seja o norte para se verificar o crescimento de um país foi prontamente apoiada por Laurence Tubiana, fundadora do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Relações Internacionais de Paris. Para ela, o mundo precisa de uma nova visão, e o desenvolvimento sustentável pode ser uma das saídas para a atual crise. "O desenvolvimento sustentável pode ajudar a definir um novo conceito de prosperidade. Precisamos de mais igualdade. A desigualdade se deve ao modelo econômico global. A igualdade precisa ser ponto central na nova visão", pontuou.
Kate apontou o debate para a questão da pobreza, ao elogiar os programas sociais que o Brasil vem desenvolvendo, como o Bolsa-Família. Para ela, o mundo tem muito a aprender com o País. A economista aproveitou e sugeriu a instituição de um piso universal de proteção, que garantiria a todos acesso a alimentos como mecanismo de sobrevivência básica.
Para Kate, os governos podem exercer o papel de canalizadores de recursos para o meio ambiente, deslocando a taxação de combustíveis fósseis para atividades que fomentem o desenvolvimento sustentável. Assinalando a grande desigualdade em todo o mundo, apelou aos negociadores dos países que olhem para a necessidade de que recursos naturais terão que ser garantidos para as gerações futuras.
"Muitos países estão nas mãos da crise. Daqui a 50 anos não vão ter que se lembrar da geração por causa disso, e sim porque novos caminhos foram apontados. Temos que ter impostos que vão beneficiar maio ambiente e proteger pobres. Os governos podem fazer isso, arrumar os recursos. As empresas estão esperando", observou.
Até mesmo o modo como os acadêmicos veem o desenvolvimento sustentável não escapou do olhar crítico de Kate. Ela propôs que os livros de economia sejam reescritos, e abordem de perto o meio ambiente. "Estudei quatro anos de economia e jamais se tocou em meio ambiente. Atualmente, se fala, mas sempre algo eletivo, sem importância. A economia não flui livremente, ela usa recursos naturais e joga poluição para o ambiente. Temos que ensinar diferente aos novos líderes. Qualquer um que começar hoje vai ver o mesmo diagrama que vi", afirmou.
Sobre a Rio+20
Vinte anos após a Eco92, o Rio de Janeiro volta a receber governantes e sociedade civil de diversos países para discutir planos e ações para o futuro do planeta. A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que ocorre até o dia 22 de junho na cidade, deverá contribuir para a definição de uma agenda comum sobre o meio ambiente nas próximas décadas, com foco principal na economia verde e na erradicação da pobreza.
Composta por três momentos, a Rio+20 vai até o dia 15 com foco principal na discussão entre representantes governamentais sobre os documentos que posteriormente serão convencionados na Conferência. A partir do dia 16 e até 19 de junho, serão programados eventos com a sociedade civil. Já de 20 a 22 ocorrerá o Segmento de Alto Nível, para o qual é esperada a presença de diversos chefes de Estado e de governo dos países-membros das Nações Unidas.
Apesar dos esforços do secretário-geral da ONU Ban Ki-moon, vários líderes mundiais não estarão presentes, como o presidente americano Barack Obama, a chanceler alemã Angela Merkel e o primeiro ministro britânico David Cameron. Ainda assim, o governo brasileiro aposta em uma agenda fortalecida após o encontro.
vc repórter
Vai acompanhar os eventos da Cúpula dos Povos na Rio+20? Envie fotos e relatos.


Especial para Terra

sexta-feira, 15 de junho de 2012


Escolha e leia um ou mais dentre os 599 (ou 600?) Blogs do PaineL do PaiM (o maior aglomerado de Blogs do Planeta), uma parceria GOOGLE/EDSON PAIM


Para tanto, basta clicar no nome do Blog, constante da relação apresentada a seguir, acessável através do seguinte Link:

http://www.blogger.com/profile/04886160289569279765


Além de constar desta postagem, o LINK supra se encontra inscrito permanentemente neste BLOG.

Sempre que o leitor acessar este BLOG, encontrará, à direita desta página, o LINK que o conduzirá á Relação de todos os Blogs do Painel do Paim, o qual se encontra logo abaixo dos LINKs do Google News (http://news.google.com/) e do site de Edson Paim Notícias (http://www.edsonpaim.com.br/)

quarta-feira, 13 de junho de 2012


ATRAVÉS DESTA PÁGINA, VOCÊ PODERÁ ACESSAR E LER DIVERSOS BLOGS DO PAINEL DO PAIM, INCLUSIVE SUAS POSTAGENS ANTERIORES


Gráfico de page views 937 pageviews - 104 postagens, última publicação em 22/04/2012
Gráfico de page views 728 pageviews - 252 postagens, última publicação em 22/04/2012
Gráfico de page views 597 pageviews - 59 postagens, última publicação em 22/04/2012
Gráfico de page views 771 pageviews - 77 postagens, última publicação em 22