quinta-feira, 26 de março de 2009

Mantega diz que PIB vai crescer mais 2%




BRASÍLIA - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que o pacote habitacional lançado ontem, que prevê investimento de R$ 34 bilhões em 1 milhão de moradias, deve movimentar R$ 60 bilhões, considerando também os recursos do setor privado.

Esse valor deve contribuir para um crescimento adicional da economia brasileira de 2 pontos percentuais, diluídos ao longo do período de atuação do pacote, segundo o ministro.

"Isso [o pacote] significa que o PIB [Produto Interno Bruto] crescerá 2% a mais com esse programa", disse Mantega durante a cerimônia.

"Podemos crescer muito, com solidez e sem risco, ao contrário do que ocorreu nas crises anteriores, fazendo uma política antcíclica e anti-recessiva por meio do aumento de crédito e de investimentos, de forma a abreviar a duração da crise", afirmou.

De acordo com Mantega, o programa "Minha Casa, Minha Vida" vai duplicar a construção de moradias no país. Além disso, afirmou que mobilizará uma cadeia produtiva que usa apenas insumos produzidos no Brasil, o que beneficia a economia sem trazer risco de causa déficit na balança comercial.

A estimativa de geração de emprego do programa é de 1,5 milhão de vagas, número divulgado pelo governo com base em estudo realizado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Nenhum comentário: